Artigo-8

Cartilha “Nem cobra, nem duas cabeças: Quem eu sou?”

Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Ciências Biológicas
Laboratório de Morfologia Comparada de Vertebrados (LAMVER).

 

Esta cartilha faz parte de um projeto de expansão do conhecimento sobre os Amphisbaenia no estado da Bahia. Popularmente conhecidos como cobras-de-duas-cabeças e interpretadas de forma errônea, este pequeno grupo de répteis, cujas extremidades são distinguidas em cabeça e cauda, vem sofrendo ameaças pela população em virtude destas lendárias inverdades a seu respeito. O que pretendemos com este trabalho é fornecer informações sobre a vida dos anfisbênios, como e onde vivem e o que devemos fazer para preservá-los, uma vez que eles não causam dano a vida do homem.

Desde 1995 venho dedicando-me ao estudo e à pesquisa sobre estes répteis de vida estritamente subterrânea, atuando principalmente na área morfológica junto a outros educadores e pesquisadores. Neste novo trabalho somo esforços com um jovem estudante desenhista, que desde cedo vem se dedicando à criação e ilustração de histórias em quadrinhos, suas obras preferidas.

A minha experiência na área zoológica associada à habilidade artística de Daniel Ferreira, fazem desta cartilha uma boa proposta de aprendizagem dirigida a todos, mas que particularmente, irá beneficiar nas escolas, professores e alunos que servirão de multiplicadores das informações aqui contidas, repassando-as para toda a comunidade. A falta de conhecimento da população sobre a vida animal vem acarretando nos últimos anos, prejuízos irreversíveis à natureza comprometendo assim a diversidade biológica na Terra.

Necessitamos urgentemente mudar esta conduta, e para minimizar o problema convidamos você, leitor, a criar uma nova cultura de conservação, começando pela proteção das espécies de anfisbênios que ocorrem no nosso estado. Acreditamos que uma iniciativa como esta só poderá dar certo se atuarmos conjuntamente na sociedade de forma rápida e eficaz, aqui e agora, face a velocidade com que a destruição vem acontecendo em todo planeta. Agindo assim é provável que um dia as gerações futuras possam agradecer, quiçá, sentir orgulho do “ bicho- homem”.

Os Autores:


Maria Celeste Costa Valverde, nascida em Feira de Santana-BA, em 1954, é Licenciada em Ciências Biológicas (1977), Mestre (1998) e Doutora (2002) em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desde 1982 é professora U n i v e r s i t á r i a, lotada no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordena o Laboratório de Morfologia Comparada de Vertebrados-LAMVER-UEFS. E-mail: cverde@uefs.br.

Daniel de Jesus Ferreira, nascido em Feira de Santana – BA, em 1985, é graduando do curso de Licenciatura em Letras com Língua Inglesa. É desenhista e pesquisador Bolsista/Fapesb do Núcleo de Desenho e Artes do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. Há mais de cinco anos atua na criação de histórias em quadrinhos (Hq), área artística pela qual tem maior admiração. E-mail: Danieldejesusferreira@yahoo.com.br.

Para acessar a Cartilha em formato PDF ou fazer o download, clique no link a seguir http://www.uefs.br/download/zoo/cartilha.pdf.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Direitos reservados à Reserva Ecológica Morrinhos
As fotografias contidas neste site são de propriedade do autor.