Artigo6

CARACTERÍSTICAS DA CAATINGA.

A Caatinga
A Caatinga está localizada na região nordeste de Brasil. O nome “Caatinga” é uma palavra de origem Tupi (indígena) que significa “floresta” branca ou “vegetação” branca (kaa = floresta, vegetação, tínga = branco) e cobre aproximadamente 734.478 km2 (Biodiversidade da Caatinga, áreas e ações prioritárias para a conservação. Organizadores José Maria Cardoso da Silva e outros. Brasília, 2004 – MMA etc). Isso equivale a 8,64 % do território nacional. A Caatinga possui um clima semi-árido com temperatura média anual de 28 °C. Esta região possui um inverno muito quente e seco e um verão quente e chuvoso. Os rios da Caatinga só correm durante os verões chuvosos e em alguns lugares os fluxos são interrompidos durante os invernos secos. A vegetação consiste principalmente em arbustos abertos que são resistentes à seca.

Localização
A Caatinga cobre a porção nordeste de Brasil. Está localizada entre as coordenadas 3°S 45°W e 17°S 35°W e está presente em oito estados brasileiros perto da costa oriental banhada pelo Oceano Atlântico: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Clima
A Caatinga possui duas estações distinguíveis. Estas são: o inverno, quando está muito quente e seco, e o verão quando está quente e chuvoso. Durante o período de inverno seco não existe folhagem ou vegetação rasteira. A vegetação fica muito seca e as raízes começam a migrar para a superfície da terra pedregosa. Elas fazem isto para absorver a água antes de evaporar. Todas as folhas caem das árvores para reduzir a transpiração, a fim de minorar a quantidade de água perdida na estação seca. Durante os períodos de pico da seca, os solos da Caatinga podem alcançar temperaturas de até 60 °C. Com toda a folhagem e vegetação rasteira mortas durante os períodos de seca, todas as árvores que possuem folhas ganham tom acinzentado. A seca termina ao final do ano e começa a chover pelo ano novo. Com a vinda das chuvas, o tom cinzento da paisagem começa a se transformar, dando lugar a uma terra verde e bonita. As pequenas plantas começam a crescer na terra úmida e nas árvores aparecem as folhas verdes novamente. Neste momento as águas nos rios começam a subir e os fluxos começam a fluir novamente. As partes dos rios que estavam secas, agora tem água corrente novamente.

População Humana
A população local usa muitas espécies de plantas da região de Caatinga. Palmas são vegetais muito importantes para a economia da região. Servem para alimentação das criações animais e em alguns casos até para alimentação humana. Pessoas desta área dependem em muito de algumas plantas. Extração do babassu, carnaúba, tucúm e macaúba dos quais óleos são produzidos. Muitas árvores também são usadas para madeira nesta área, incluindo as espécies: Anadenanthera macrocarpa; Ziziphus joazeiro; Amburana cearensis; Astronium fraxinifolium; Astronium urundeuva; Tabebuia impetiginosa; Tabebuia caraíba; Schinopsis brasiliensis; Cedrela odorata; Dalbergia variabilis; Didymopanax morototoni e Pithecellobium polycephalum. Algumas plantas também são muito utilizadas para propósitos médicos, através de chás, infusões, etc. A população mais pobre do Brasil vive na região nordeste que também é a região mais densamente povoada do país. Mais de 60 milhões de pessoas sobrevivem da escassa vegetação da Caatinga. Uma parte muito grande desta população depende da agricultura que é praticamente a única fonte de renda.

Agricultura
Em alguns lugares, a Caatinga possui terras muito férteis. Os habitantes plantam frutas nestas terras, processam, comem, vendem e exportam. Algumas regiões estão sendo irrigadas, notadamente a do Rio São Francisco. Esta é uma notícia muito boa para agricultores e pecuaristas, embora a salinização da terra está se tornando uma ameaça, em virtude da terra está sendo irrigada com água contendo alto índice de salinidade. A região do Rio São Francisco está exportando uva, manga, mamão, melão, etc. e se tornando cada vez mais um real competidor na exportação mundial. A utilização indiscriminada dos recursos da região, tem causado alguns aspectos negativos. Agricultura intensiva, junto com o pastar excessivo do gado e cabras estão afetando a estrutura populacional de algumas espécies vegetais e animais da região. Desflorestamento para usos industriais como combustível e carvão destróem a vegetação. A combinação de seca e abuso da terra está se tornando a principal ameaça. Se estas práticas continuarem crescendo como estão, a desertificação é bem provável.

Vegetação
O Caatinga pode ser separada através de tipos de vegetação em oito áreas diferentes:
1- A floresta de Caatinga;
2- O pálio de floresta;
3- Área arborescente;
4- Caatinga fechada ;
5- Caatinga aberta ;
6- Arbusto de Caatinga fechada;
7- Savana de Caatinga, com algumas árvores e arbustos;
8- Savana de Caatinga rochosa, com menos de 10% de cobertura de arbustos.

Fonte: Wikipedia Free Encyclopedia
Tradução: José Angelo Leite Pinto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Direitos reservados à Reserva Ecológica Morrinhos
As fotografias contidas neste site são de propriedade do autor.